A Inteligência Artificial do Chat GPT pode ser integrada em inúmeros outros serviços e aplicativos, gerando possibilidades inovadoras no cenário tecnológico. Inicialmente o uso da ferramenta é totalmente gratuita. Mas planos pagos já estão sendo lançados para os usuários.
O algoritimo foi criado por um laboratório de pesquisas em IA dos EUA chamado OpenAI, que tem sede em São Francisco. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”. A ferramenta foi contruída pautada em machine learning e em redes neurais, e foi criada com foco em diálogos virtuais.
A ideia dos criadores era criar um algoritmo que pudesse aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa – da Amazon – ou Google Assistente. Os usuários abraçaram a plataforma principalmente pela facilidade em conversar de modo simples e obter respostas.
De acordo com o Portal Mundo Conectado:
“A arquitetura do Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto”.
Google e o Chat GPT:
Com a popularidade do algoritmo lançado recentemente no mercado, as grandes corporações que atuam no mercado de tecnologia estão elaborando soluções para competir ou até incorporar o Chat GPT nas suas soluções.
Como exemplo, o Google planeja lançar um chatbot próprio para competir com a plataforma movida a inteligência artificial, de acordo com informações da rede jornalística CNBC. De acordo com a matéria publicada sobre o assunto, a CNBC afirmou que a Google está trabalhando em um projeto que seria um “esforço urgente” para responder ao concorrente.
Segundo uma matéria da Época Negócios, um dos produtos novos já tem nome e design:
Um dos produtos testados pelo Google é o “Apprentice Bard”, chatbot onde os funcionários podem fazer perguntas e receber respostas detalhadas, de maneira semelhante ao ChatGPT. Outra unidade da companhia está testando um novo design para a área de pesquisa que inclui um formulário de perguntas e respostas.
Segundo os executivos da Google:
“Há muito tempo estamos focados em desenvolver e implantar IA para melhorar a vida das pessoas”, disse um porta-voz do Google. “Acreditamos que a IA é uma tecnologia fundamental e transformadora para indivíduos, empresas e comunidades e, conforme descrevem nossos Princípios de IA, precisamos considerar os impactos sociais mais amplos que essas inovações podem ter. Continuamos a testar nossa tecnologia de IA internamente para garantir que seja útil e segura, e esperamos compartilhar mais experiências externamente em breve”.
O movimento para lançar novos produtos revela o quanto o Chat GPT acelerou a mudança do mercado de tecnologia aliado a IA. Gostou de saber sobre o assunto? Explore outros conteúdos e saiba mais.
Vídeo do Canal Mundo Conectado
Entenda mais sobre o Chat GPT com o texto da Forbes
Fontes da matéria:
Chat GPT: chegou o uso da Inteligência Artificial na sua mais moderna forma, fácil e prático