A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante na segurança pública. Sistemas de monitoramento por câmeras, softwares de análise de dados e ferramentas de reconhecimento facial são apenas alguns exemplos de como a tecnologia tem ajudado a prevenir e investigar crimes.
Outra opção é o uso de aplicativos para denúncias de crimes e solicitação de ajuda em situações de emergência. Essas plataformas podem ajudar a reduzir o tempo de socorro às vítimas, desde mulheres em situação de perigo até mesmo escolas sob ameaça de ataques.
Com o objetivo de promover a ação rápida das forças de segurança, a Sonner possui uma funcionalidade chamada Botão Pânico, disponível dentro do Aplicativo Cidadão Online. É possível acionar o recurso via smartphone ou tablet, em poucos segundos. Com a ação, a Guarda Municipal tem acesso à localização da vítima, vinculada a uma Central de Monitoramento, e aciona a Polícia Militar para prestar o socorro.
A comunicação entre as forças de segurança também é um pilar importante que tem sido aprimorado por meio de aplicativos e sistemas de mensagens instantâneas. O trabalho das forças de segurança também pode ser mais estratégico a partir de dados, gerados por plataformas que realizem uma gestão integrada.
Com o novo Sistema de Guarda Municipal da Sonner, é possível acompanhar ocorrências e até mesmo gerir equipamentos em uma só plataforma:
- Gerenciamento e cadastro de ocorrências;
- Abertura automática de ocorrências diretamente nas viaturas, com utilização de tablets conectados com chip e GPS;
- Geração de estatísticas e relatórios para a tomada de decisão;
- Gestão de equipamentos.
É importante lembrar que o uso da tecnologia deve sempre ser acompanhado de políticas públicas que garantam a privacidade e a proteção dos direitos civis dos cidadãos.