fbpx

Case de Sucesso – Serviços de Habite-se, Alvará e Legalização são disponibilizados digitalmente em Araguari

Habite-se, alvará e legalização são alguns dos serviços públicos digitais disponibilizados em Araguari. Iniciativa faz parte do projeto Araguari Digital, que engloba a eliminação do papel e a melhoria da qualidade e acessibilidade dos serviços à população.

Compartilhe esta publicação

Visando mais eficiência e uma melhoria do serviço prestado à população, a gestão em Araguari-MG iniciou em 2021 o projeto Araguari Digital. Os objetivos incluiam a disponibilização de serviços digitais para a população, contemplando acessibilidade e inclusão digital, a eliminação de papel na prefeitura, agregando mais modernização aos processos e uma melhoria da eficiência operacional e administrativa, com prazos mais enxutos e otimização de recursos.

Foram identificadas oportunidades envolvendo também os serviços do planejamento urbanístico e obras, como habite-se, alvará, legalização de terrenos, remembramento/desmembramento, entre outros, de forma rápida e 100% online.

Em 2 semanas, foi realizado o mapeamento do fluxo do processo, as devidas configurações e a disponibilização dos serviços digitais. Para acompanhamento, foram realizadas reuniões semanais a fim de identificar os gargalos, apoiando a equipe do projeto quanto a possíveis entraves na implantação.

Diretora de Marketing, Larissa Tavares, apresenta benefícios do projeto.

O prefeito Major Renato Carvalho e secretários, juntamente com a equipe Sonner, participaram de evento no final de Outubro para apresentar os novos serviços públicos digitais a construtores, engenheiros e sociedade civil. Agora, o cidadão pode realizar a solicitação dos serviços através do Portal do Cidadão inserindo as documentações online e efetuando todo o processo de maneira virtual.

Os resultados são expressivos: redução de um prazo médio 120 dias para 10 dias para a conclusão dos processos, gerando mais economia para governo e população.

Esta iniciativa faz parte do projeto Araguari Digital, que visa a modernização e informatização dos processos no município bem como a melhoria do serviço prestado ao cidadão. Além dos serviços, o sistema SonnerDocs foi implantado para tramitação de ofícios, em substituição a um sistema interno que era utilizado. Toda a comunicação governamental e interna, inclusive trâmites entre prefeitura e câmara estão sendo efetuados no sistema Sonner de maneira 100% digital, sendo que mais de 1500 ofícios já foram criados até o momento.

Outra ação importante diz respeito ao desenvolvimento econômico do município. A Secretaria de Desenvolvimento, através de uma lei municipal recém aprovada, irá disponibilizar áreas para as empresas, que poderão realizar a solicitação dos lotes através do Portal do Cidadão, recebendo a devolutiva do processo 100% online. Todos os documentos relacionados a esse serviço serão Nato-Digitais.

Atualmente, o projeto Araguari Digital encontra-se na fase final (a mais complexa do projeto): a eliminação de papel dos processos administrativos da prefeitura, como processos licitatórios e demais processos de compra.

Parabenizamos toda a equipe do projeto pelos resultados alcançados, bem como equipe de Araguari, gerentes comerciais e demais envolvidos. Nossa missão é entregar cada vez mais modernização e eficiência para as cidades.

Inscreva-se na nossa newsletter

Esteja atualizado das novidades do setor público e da Sonner

Veja outras publicações

Saiba mais como impulsionar a sua gestão

Conheça mais as soluções sonner.

sonner_modules

Vamos conversar?

Contate-nos e Descubra Como Otimizar sua Gestão, Priorizando o que Verdadeiramente Importa