O 14º episódio do GovTalks foi transmitido ao vivo no dia 13 de agosto pelos canais YouTube, LinkedIn e Instagram da Sonner. Esta edição focou em como os serviços digitais e o portal Gov.Br podem aumentar a eficiência dos municípios brasileiros.
Para explorar esses temas, o GovTalks contou com a participação de três especialistas: Daniela Baldez, Coordenadora de Projetos Especiais de Identidade Digital do Gov.Br; Lilian Maria Pereira da Costa, Servidora do Departamento de Planejamento de Amparo; e Rodrigo Pitarello, Diretor de Tecnologia de Amparo.
Quer ver um resumo das principais ideias e citações do novo episódio? Confira abaixo.
Principais Ideias e Insights
O episódio começou com uma análise do Portal Gov.Br e dos desafios na implementação de serviços digitais. Daniela Baldez destacou que um dos principais obstáculos é a inclusão de toda a população e a ampliação da acessibilidade:
“O nosso grande desafio é construir soluções digitais que atendam a toda a população brasileira. Hoje nós somos mais de 150 milhões de brasileiros interagindo com o produto Gov.Br. Aproximadamente 80% da população economicamente ativa já tem uma conta Gov.Br. Hoje o nosso portal de autenticação é o portal de governo mais acessado do mundo.”
Baldez também mencionou o desafio adicional da maturidade digital dos usuários. As soluções do portal são projetadas para atender cidadãos de diferentes idades e necessidades:
“Nós temos que desenvolver produtos digitais para serem utilizados desde um jovem, que está fazendo a sua inscrição no Enem, um adulto que deixa de ir até a prefeitura de Amparo para emitir uma segunda via, até uma pessoa idosa que vai solicitar um benefício ao INSS.”
A Coordenadora de Projetos reforçou que o número de serviços digitais integrados ao Gov.Br, atualmente mais de 4.200, deve continuar crescendo com a digitalização dos municípios brasileiros:
“Nós temos hoje mais de 4.200 serviços digitais integrados ao Gov.Br. Serviços de todos os entes e de todos os poderes — judiciário, municipal e federal. […] À medida que os municípios estão se digitalizando, esse número irá aumentar ainda mais.”
Larissa Tavares, a anfitriã do episódio, destacou o papel de destaque do Gov.Br no cenário global. O portal tem superado vários desafios digitais, consolidando o Brasil como um líder em iniciativas e-gov:
“Ficamos muito felizes por ter essa iniciativa internacional, mas nós ficamos ainda mais felizes quando é o cidadão que percebe o nosso impacto.”
O episódio também abordou o Case de Digitalização de Amparo. Lilian Pereira destacou que o foco principal do projeto de inovação foi melhorar a experiência do cidadão, reduzindo a burocracia e facilitando o atendimento:
“A gente queria que o cidadão, que é em quem a gente tem que pensar e atender, tivesse o mínimo de trabalho possível. Então, a nossa ideia sempre foi que ele chegasse na central e fosse atendido, sem precisar pular de um lugar para o outro.”
Rodrigo Pitarello, Diretor de Tecnologia em Amparo, falou sobre seu desejo de ter um sistema integrado desde o início de sua carreira na gestão pública e como isso ajuda a aproximar o governo da população:
“Eu tenho uma carreira há 18 anos na prefeitura. Foi um desejo desde o começo ter esse sistema centralizado. A tecnologia está aí para ajudar as pessoas, então é uma forma de diminuir a distância entre a população e o município.”
Apesar dos benefícios da digitalização, Pitarello observou os desafios de adaptação, incluindo a resistência da população ao novo modelo:
“A gente tem o costume de fazer tudo no papel, tudo na burocracia. Para passar para o digital é difícil. A população tem dificuldade de se adaptar a essa parte tecnológica.”
Para concluir, Daniela Baldez explicou como os municípios podem aderir aos produtos do Gov.Br, que estão disponíveis gratuitamente. A adesão é simples e permite o uso de todos os produtos e serviços oferecidos:
“É muito simples, basta simplesmente fazer a adesão à rede Gov.Br. A rede Gov.Br foi criada justamente para que todos possam cooperar, estados, municípios e entes também, de forma que possam promover a transformação digital no país como um todo. Basta que essa adesão digital seja feita uma vez pelo prefeito e então será possível utilizar todos os produtos ou serviços.”
RESUMO
No 14º episódio do GovTalks, exploramos como a digitalização dos serviços públicos municipais está transformando a relação entre o cidadão e a administração pública. Com o Gov.Br e o Case de Amparo como protagonistas, observarmos como a digitalização está tornando a gestão municipal mais eficaz, segura e ágil.