O município de Lavras (MG), está comprometido com um novo programa habitacional que visa beneficiar centenas de famílias com novas moradias. O programa “Meu Lugar” é uma iniciativa da Prefeitura de Lavras que visa complementar o “Minha Casa, Minha Vida” e oferecerá 85 novas unidades habitacionais em sua fase inicial. Somado a isso, serão 250 novas casas populares que o Governo Federal vai construir na Zona Norte de Lavras.
A ideia é utilizar terrenos de posse do município, em loteamentos e áreas já urbanizadas, com um modelo de financiamento similar ao programa federal. Desde o lançamento, no dia 21 de março, mais de 5.969 processos foram criados no portal do cidadão. Além disso, o município atingiu a marca de 20.609 usuários cadastrados no portal.
A adesão online, que representa cerca de metade dos processos, mostra o engajamento da população com as novas ferramentas digitais que estão agilizando o cadastro das famílias.
Como os cidadãos podem se inscrever?
As inscrições para os programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Meu Lugar” estão abertas até o dia 19 de abril e podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Lavras, ou presencialmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e nos CRAS.
Os interessados nos programas devem atender aos seguintes critérios:
- Renda familiar bruta de até R$ 3.036,00;
- Ser morador do município de Lavras;
- Atender aos critérios de elegibilidade da Portaria MCID nº 1.395, de 13 de dezembro de 2024.
Após a inscrição, as famílias passarão por um processo de seleção e as que forem selecionadas serão convocadas para apresentar a documentação necessária.
Como a Sonner contribui para a iniciativa?
Em Lavras, o módulo de PDF – Protocolos, Documentos e Fluxos, foi utilizado para configurar o processo de solicitação online que está disponível no Portal do Cidadão. O Sonner Docs permite parametrizar qualquer tipo de processo para que ele se torne 100% digital, adicionando e configurando os campos dos formulários de acordo com as necessidades de cada tipo de processo. Esses processos digitais podem ser disponibilizados tanto no Portal do Cidadão como no app Cidadão Online, possibilitando o acompanhamento de toda a movimentação dos fluxos, garantindo rastreabilidade e segurança para os processos digitais.
Parabenizamos o empenho de todos os especialistas envolvidos na implantação desta importante iniciativa. A Sonner reconhece o impacto positivo de projetos como este na garantia do direito à moradia e se orgulha de contribuir, especialmente com a digitalização das inscrições, que amplia o acesso e facilita a participação dos cidadãos.