Nos últimos 2 meses em Araguari, a presença do especialista Leonardo Américo em conjunto com o novo analista de suporte Arthur Torres, impulsionou a implantação do projeto Araguari Digital.
Visando entregar resultados de maneira imediata, principalmente para o cidadão, o Leo identificou junto ao Secretário de Planejamento, Dickson, oportunidade de disponibilização dos serviços de habite-se, alvará, legalização de terrenos, remembramento/desmembramento, loteamento, entre outros, de forma rápida e 100% online.
Em 2 semanas, foi realizado o mapeamento do fluxo do processo, as devidas configurações e a disponibilização dos serviços digitais. Para acompanhamento, foram realizadas reuniões semanais a fim de identificar os gargalos, apoiando a equipe do projeto quanto a possíveis entraves na implantação.
O prefeito Major Renato Carvalho e secretários, juntamente com a equipe Sonner, participaram de evento no final de Outubro para apresentar os novos serviços públicos digitais a construtores, engenheiros e sociedade civil. Agora, o cidadão pode realizar a solicitação dos serviços através do Portal do Cidadão inserindo as documentações online e efetuando todo o processo de maneira virtual.
Os resultados são expressivos: redução de um prazo médio 120 dias para 10 dias para a conclusão dos processos, gerando mais economia para governo e população.
Esta iniciativa faz parte do projeto Araguari Digital, que visa a modernização e informatização dos processos no município bem como a melhoria do serviço prestado ao cidadão. Além dos serviços envolvendo o planejamento urbanístico, o sistema PDF foi implantado para tramitação de ofícios, em substituição a um sistema interno que era utilizado. Toda a comunicação governamental e interna, inclusive trâmites entre prefeitura e câmara estão sendo efetuados no sistema Sonner de maneira 100% digital, sendo que mais de 1500 ofícios já foram criados até o momento.
Outra ação importante diz respeito ao desenvolvimento econômico do município. A Secretaria de Desenvolvimento, através de uma lei municipal recém aprovada, irá disponibilizar áreas para as empresas, que poderão realizar a solicitação dos lotes através do Portal do Cidadão, recebendo a devolutiva do processo 100% online. e farão isso utilizando nossos recursos online no Portal do Cidadão. Todos os documentos relacionados a esse serviço serão Nato-Digitais.
Atualmente, o projeto Araguari Digital encontra-se na fase final (a mais complexa do projeto): a eliminação de papel dos processos administrativos da prefeitura, como processos licitatórios e demais processos de compra.
Parabenizamos toda a equipe do projeto pelos resultados alcançados, bem como equipe de Araguari, gerentes comerciais e demais envolvidos. Nossa missão é entregar cada vez mais modernização e eficiência para as cidades.