O 13º episódio do GovTalks foi transmitido ao vivo no dia 06 de junho no YouTube, LinkedIn e Instagram da Sonner. A nova produção tem como foco discutir as mudanças trazidas pela Nova Lei de Licitações, o Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP) e o Case de Suzano (SP).
Para discutir essas temáticas, o GovTalks reuniu um elenco totalmente feminino. Sob o comando da Host, Larissa Tavares, as convidadas desse episódio foram Cíntia Lira, Secretária de Administração de Suzano, e Patrícia Machado, Advogada e Consultora Jurídica.
Quer ver um resumo das principais ideias e insights gerados na discussão? Veja abaixo.
Ao iniciar a discussão sobre a Nova Lei, Patrícia Machado destacou que a legislação tem um caráter tecnológico e chega para estimular a digitalização nos municípios. Segundo ela, “A nova lei é uma lei tecnológica que exige que todos os atos do processo de licitação sejam feitos digitalmente.”
Patrícia Machado complementa, explicando que o PNCP é o portal onde todos os dados relacionados às licitações públicas devem ser publicados. O Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) oferece uma série de vantagens para os gestores públicos, promovendo maior transparência e eficiência nos processos de licitação e contratação. A plataforma centraliza e padroniza as informações, facilitando o acompanhamento e a fiscalização, além de reduzir custos e prazos dos processos.
Ambas convidadas concordam que a cidade de Suzano é um exemplo de sucesso na implementação da Nova Lei e do PNCP. A convidada Cíntia Lira ressalta o valor do Portal Nacional de Compras Públicas para as cidades, afirmando que:
“O PNCP é uma ferramenta valiosa para gestores públicos.“
Durante o episódio, as convidadas também alertam para os desafios da implementação dos mecanismos citados, oferecendo conselhos aos gestores públicos sobre como enfrentar essa mudança. Segundo a Advogada, “Os gestores públicos precisam estar preparados para os desafios de implementar a nova lei e o PNCP.”
O Case de Digitalização de Suzano também é explorado durante o novo episódio. Ao discutir sobre o tema, a Secretária de Administração, Cíntia Lira, pôde compartilhar dados relacionados a economia de papel e recursos públicos gerados no município, além da sua experiência vivida no processo de implantação do Projeto Suzano Digital.
“Nós evoluímos, começamos o Projeto Sem Papel. Então, dentre os serviços públicos municipais, internos e externos, nós temos praticamente hoje quase 100 processos que estão digitalizados. Isso facilitou muito, deu uma celeridade para toda a tramitação processual”.
Ela também comentou sobre a economia de tempo que foi obtida com os novos trâmites digitais. A eliminação da burocracia no município acelerou as tratativas internas e externas do município. Antes, uma solicitação que levava até 30 dias, agora é obtida em apenas 24 horas.
“Um servidor público que precisa de uma declaração simples de tempo de serviço, levava até 15 ou 30 dias para obtê-la, devido a tramitação. Hoje com apenas 24 horas ele já está com essa certidão em mãos. Esse é apenas um exemplo, dentre os vários que nós tivemos”
Quer saber mais sobre os temas discutidos no episódio? Assista ao conteúdo completo no YouTube da Sonner.