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Confira um release do 8º episódio do GovTalks sobre os Desafios da Modernização Pública

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A oitava produção do GovTalks foi lançada no dia 22 de agosto no Spotify, Deezer e YouTube da Sonner. Neste episódio, a Host e Diretora de Negócios da Sonner, Larissa Tavares, recebeu o Vice-Prefeito de Socorro (SP), Henrique Cézar.

O tema do podcast é “Desafios na Modernização da Gestão Pública” e o foco da rodada de conhecimentos foi discutir as principais barreiras relacionadas à digitalização de setores na prática. O Case de Sucesso de Socorro (SP) foi discutido no episódio. A cidade é referência em governança digital e já abriu mais de 4.825 protocolos 100% virtuais no Sistema Sonner, implantado em janeiro de 2023.

No início do episódio, Henrique Cézar narrou a sua trajetória da política e também comentou sobre a ascensão de lideranças jovens no Brasil. Ele que se formou em Jornalismo na UNESP em Bauru (SP) e trabalhava no Jornal de Socorro, passou a se interessar pela área pública ainda na sua primeira experiência escrevendo artigos sobre o tema. Aos 22 anos ele foi convidado a ser Chefe de Gabinete, nesse processo ele deixou parte da Comunicação Política e passou a trabalhar focado na Administração Pública.

De acordo com o Vice-prefeito, o poder de transformação da política em alta escala e com profissionalismo foi o que criou a sua identificação pessoal com o setor. Segundo ele:

“A política é, de fato, uma das ferramentas mais importantes para transformar a sociedade”.

Mesmo na área política, ele afirma que inovar e pensar em processos disruptivos é essencial para transformar a vida do cidadão. Esses princípios devem fazer parte da atuação do gestor público. Ele afirma que:

“Inovação, criatividade e tecnologia, todas essas ferramentas devem estar unidas”.

Em relação a ascensão de lideranças mais jovens, ele afirma que o poder da juventude é transformador no cenário da gestão pública, sobretudo na perspectiva de propor novas soluções para os processos burocráticos tradicionais e questionar a efetividade dos processos estabelecidos. O mapeamento de procedimentos é essencial para os territórios que desejam mais eficiência através da tecnologia, mantendo a transparência do governo.

Henrique Cézar também comentou sobre os ganhos da Prefeitura de Socorro em termos de agilidade via digitalização. No Setor de Engenharia, por exemplo, muitos processos de obras demoravam 90 dias. Hoje com o Planta Online, os processos são aprovados digitalmente em 30 dias e a meta é reduzir o prazo para 15 dias. O Programa Empresa Fácil permite abrir uma empresa em menos de 48 horas no município, fomentando o empreendedorismo no território.

Agora o governo está avançando no administrativo com o Projeto Socorro Sem Papel, segundo o Vice-Prefeito:

“Nós estamos acabando com os processos físicos na prefeitura de socorro. Isso não significa somente mais agilidade, mas também significa preservação do meio ambiente e economicidade para a gestão pública.

De acordo com ele, só uma digitalização que acredita que vale a pena digitalizar consegue alcançar estes ganhos. Toda modernização precisa ser uma decisão de governo para estabelecer as prioridades da gestão e alcançar o sucesso nos novos procedimentos implementados, vencendo as amarras burocráticas. Segundo Henrique Cézar:

“Há uma burocracia ainda enraizada no poder público”.

Quer acessar o episódio completo? Clique aqui e acesse agora no YouTube.

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