Em Coronel Fabriciano, o Sistema da Sonner está contribuindo para o melhor atendimento da saúde e a informatização do setor. O território mineiro conta com duas unidades de Pronto Atendimento que já contam com o Sistema Sonner. A primeira unidade teve a ferramenta implementada em 2017 e a segunda, no ano de 2020.
Nas duas unidades, a plataforma é utilizada desde a entrada do paciente, triagem, atendimento médico e multiprofissional via prontuário eletrônico, no controle de acesso a visitantes/acompanhantes, laboratório para lançamento de laudos, dispensação de medicamentos, lançamento de procedimentos realizados, checagem de medicações e faturamento.
A partir da implementação do sistema já foram realizados um total de 247.919 atendimentos no Pronto Atendimento, 3.864.165 medicamentos foram dispensados e 1.343.880 procedimentos foram realizados – dentre eles procedimentos clínicos, cirúrgicos, com finalidade diagnóstica, entre outros.
No Centro de Especialidades (CEPS), a ferramenta é utilizada na entrada do paciente na recepção, agendamentos de consultas por especialidade, atendimento médico e da equipe multiprofissional através do prontuário eletrônico. Já foram realizados um total de 62250 atendimentos de consultas especializadas, dentre as diversas especialidades disponíveis no município – desde a área de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia pediátrica até a Urologia.
Outra ação de projeção do município que demonstra o avanço do setor da saúde são os Mutirões de Catarata, organizados visando o agendamento e execução de cirurgias em massa. Em 2018 o projeto foi iniciado, realizando 508 cirurgias, em 2019 foram realizadas 111 cirurgias, porém as ações foram interrompidas devido a pandemia da Covid 19. Todavia, 2022 o projeto foi retomado, com o intuito de zerar as filas de espera. O total de cirurgias já realizadas até a presente data é de 1674 cirurgias de catarata
O sistema da Sonner também está sendo implementado nas Unidades de Saúde do município desde 2021, visando a ampliação do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde via tecnologia. O projeto teve início com o aplicativo GRP Mobile, ferramenta implementada para que o ACS pudesse realizar todos os cadastros individuais e domiciliares, além de visitas domiciliares diariamente na residência do paciente, alimentando todas as informações necessárias no sistema Sonner em tempo real.
A utilização do aplicativo facilita o acolhimento do paciente, criando vínculos com a equipe e proporcionando um contato direto, além de contribuir na captação ponderada do município. Já foram realizados, desde então, aproximadamente 100.000 cadastros individuais, 33.300 cadastros domiciliares e aproximadamente 600.000 visitas domiciliares.
Já no segmento da Atenção Básica, 282.211 pacientes já foram atendidos, 33.000 registros de vacinação foram realizados e 264.566 procedimentos foram executados – dentre Glicemia, Aferição de PA, Aferição de Temperatura, Administração de Medicamentos, Curativos, Avaliação antropométrica, Consultas médicas e de Pré-Natal, Coleta de citopatológico, testes rápidos e outros.
Com a informatização, captação dos pacientes e validação dos dados corretamente, o município elevou seu desempenho e conseguiu atingir o seguinte Ranking do Previne Brasil:
11º lugar em MG no critério geral
1º lugar em MG considerando cidades com população acima de 45 mil habitantes.
1º lugar no Brasil considerando cidades com população acima de 100 mil habitantes.
Ocupando o lugar de destaque nos rankings gerais e tendo apresentado avanço no setor, o município de Coronel Fabriciano recebeu uma visita do Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, junto com sua equipe técnica para congratular a conquista do município, que no primeiro quadrimestre de 2022, garantiu uma nota de 9,69 ISF (Indicador Sintético Final), tornando- se destaque no país.
A saúde e a inovação caminham juntas para atender a população com o Sistema da Sonner.