O engajamento dos cidadãos é fundamental para uma gestão pública efetiva e transparente em um município. Para que o governo possa engajar os cidadãos, é importante que ele crie canais de comunicação acessíveis e efetivos.
Através da tecnologia, é possível utilizar plataformas que os munícipes sejam atendidos em tempo real, como o Robô WhatsApp. A aplicação automatizada permite que o cidadão agende serviços cotidianos, como “Tapa Buraco”, estando conectado em tempo real à gestão do município. O conceito de Omnichannel, que integra diferentes canais de comunicação, deve ser um guia para melhorar a experiência do cidadão e melhorar o relacionamento com a população.
Além de uma comunicação efetiva, é importante que o governo reduza a burocracia dos processos tradicionais. Para isso, é possível disponibilizar serviços públicos digitais, que são ágeis e podem ser acessados na palma da mão, via Smartphone ou Tablet. Com essa prática, será possível reduzir as filas de espera em locais físicos, que tomam o tempo dos munícipes.
Outra forma de engajar os cidadãos é por meio de campanhas de conscientização e educação cívica. O governo pode promover ações de educação sobre direitos e deveres dos cidadãos, bem como sobre o funcionamento da gestão pública. Um exemplo prático é a Campanha “Nota Fiscal Premiada”, que foi promovida em Itajubá (MG).
A campanha é uma ação da prefeitura que oferece benefícios, como o sorteio de prêmios e até benefícios em dinheiro, a fim de incentivar os consumidores do município e comerciantes a desenvolverem a consciência fiscal. Para celebrar a época das festas de fim de ano em 2022, o Programa “Nota Premiada” contou com uma edição de natal, com o sorteio de R$ 45 mil em prêmios.
Por fim, é importante que o governo esteja aberto a sugestões e feedback dos cidadãos. É importante que eles se sintam ouvidos e que tenham espaço para contribuir para a gestão pública, construindo uma gestão colaborativa.