A cidade de Pedro Leopoldo está passando por uma transformação digital, impulsionada por uma nova gestão comprometida em modernizar e otimizar os serviços públicos. Com foco em duas áreas cruciais – serviços digitais e saúde –, a prefeitura está implementando soluções inovadoras que prometem facilitar a vida dos cidadãos e tornar a administração mais eficiente.
Serviços Digitais: Facilidade e Agilidade para o Cidadão
No âmbito dos serviços digitais, a gestão realizou a implementação de diversas iniciativas para facilitar a rotina dos munícipes. O Portal Tributário agora permite a geração de guias online, simplificando o processo para contribuintes e para o município. Além disso, a prefeitura planeja implementar o cancelamento em lote de guias para pagamentos não realizados, otimizando a gestão financeira.
A lista de serviços liberados por secretaria está se expandindo, incluindo certidões de quitação e licenciamento. A Certidão de Quitação de ITBI e a liberação de guias também estão em andamento para a próxima fase do projeto. Atualmente, os seguintes serviços estão disponíveis digitalmente:
Serviços do Protocolo:
- Secretaria de Obras: Recolhimento de Entulhos, Tapa Buracos, Troca de Lâmpadas (também no APP)
- Secretaria de Meio Ambiente: Castração Animal, Poda de Árvore (área pública e particular), Licenciamento Ambiental (em implantação)
- Secretaria de Fazenda: ITBI (em implantação)
- Secretaria de Planejamento Urbano: Aprovação de Projeto e Habite-se (em implantação)
- Secretaria de Administração: Processos de RH (em implantação)
Demais serviços:
- Extrato de Dívida Ativa com geração de guia
- Certidão de Quitação de ITBI
- Certidão de Número
- Solicitação de Iluminação Pública
- Licenciamento Ambiental
O aplicativo Cidadão Online já oferece diversos serviços, como os da Secretaria de Obras e Meio Ambiente. A próxima etapa inclui a criação de usuários e senhas para acesso a serviços de saúde, como agendamento de exames e consultas.
A aprovação de projetos digitais na área de planejamento urbano está em fase de implantação, com forte apoio do prefeito. A Secretaria de Finanças também está avançando na digitalização de processos, permitindo que os cidadãos optem por não receber mais o carnê de IPTU e acessem suas informações online.
Saúde Digital: Prontuário Eletrônico e Atendimento Integrado
Na área da saúde, a implantação do prontuário eletrônico foi realizada no início do mês de fevereiro. Após a validação da importação dos dados, que foi feita a partir do e-SUS para a base do cliente, foi iniciada a implantação e o treinamento em massa das equipes. Ao todo são 19 unidades de saúde (16 básicas e 3 pontos de apoio). A próxima fase da implantação incluirá hospitais e centros de especialidades.
No cenário anterior, o sistema utilizado era do próprio governo, o PEC, que não oferecia a gestão do histórico dos pacientes e controle dos serviços, tendo como foco a atenção básica. Enquanto isso, um sistema terceirizado, como o da Sonner, oferece o acompanhamento de todas as áreas, permitindo um olhar completo para a saúde dos pacientes e o controle sistematizado das demandas do setor.
A nova ferramenta permite o registro completo do histórico de atendimentos, agendamentos e acompanhamento de consultas, tanto para serviços primários quanto secundários. Todo o prontuário eletrônico já está acontecendo de forma 100% digital do início ao fim do atendimento da população, eliminando o uso do papel.
A equipe de servidores está se adaptando e reconhecendo os benefícios do novo sistema, nesta jornada alguns desafios estruturais foram enfrentados e estão sendo superados pelo trabalho da equipe de tecnologia.
Comunicação e Próximos Passos
A comunicação com a população sobre os serviços digitais é uma prioridade, com o prefeito utilizando as redes sociais para divulgar as novidades. A equipe planeja continuar a expansão dos serviços online, incluindo ITBI e processos de recursos humanos, além da migração para a nuvem.
Agradecimento
Gostaríamos de agradecer a dedicação de todos os especialistas envolvidos neste projeto. A colaboração e o conhecimento compartilhado foram fundamentais para o sucesso desta iniciativa. Pedro Leopoldo está no caminho para se tornar uma referência em gestão pública digital.