O município de Socorro, interior de São Paulo, está se destacando como um exemplo de como a tecnologia pode transformar a gestão pública. Ao adotar uma plataforma digital integrada e o Cidadão Online, a cidade deu um salto rumo à modernidade e à sustentabilidade.
Uma nova era para a administração pública
Em janeiro de 2023, Socorro iniciou uma jornada de transformação digital, implementando o Sistema Sonner. O projeto de digitalização trouxe diversos benefícios para a cidade e seus habitantes. Neste ano de 2024, o município lançou o Aplicativo Cidadão Online para todos os munícipes.
Além disso, a Prefeitura também iniciou o projeto “Prefeitura da Contabilidade sem Papel”, com o objetivo de eliminar os documentos impressos restantes e digitalizar completamente o trâmite da folha de pagamento.
Com a eliminação do papel e a otimização dos fluxos de trabalho, a burocracia diminuiu significativamente, agilizando os serviços e reduzindo custos de impressão. Somado a isso, a transparência se tornou uma marca da nova gestão, permitindo que os cidadãos acompanhem em tempo real o andamento de seus processos. Ao adotar práticas mais sustentáveis, como a redução do consumo de papel, Socorro demonstra seu compromisso com um futuro mais verde.
Resultados concretos e impacto na vida das pessoas
Com o lançamento do Portal e Aplicativo Cidadão Online, os moradores de Socorro podem agora abrir solicitações e acompanhar seu andamento de forma simples e intuitiva, agendar atendimentos e emitir documentos sem sair de casa e receber notificações sobre o andamento dos seus processos.
Até o momento mais de 10 mil protocolos foram gerados, e 30% deles foram realizados através do Cidadão Online. Isso demonstra o sucesso da iniciativa e a crescente adesão dos cidadãos aos novos serviços digitais.
Veja os números de impacto dessa transformação:
- 10.301 Protocolos gerados, com 3.146 (30%) realizados através do Cidadão Online.
- 39.969 Documentos Criados, incluindo 2.101 Solicitações de Compras, 6.855 Empenhos, 9.805 Liquidações, 2.017 Pedidos, 2.249 Requisições de Almoxarifado, e 16.942 Ofícios e Outros Documentos.
- 60 Processos de Ouvidoria gerados, demonstrando a eficácia da digitalização na gestão de feedbacks e solicitações da população.
Um futuro digital e sustentável
Socorro é um exemplo de como a inovação pode transformar a gestão pública e promover a sustentabilidade. Ao adotar a plataforma Sonner, a cidade não apenas otimizou seus processos internos, mas também pôde proporcionar mais eficiência para os seus cidadãos. A digitalização dos processos, além de agilizar o atendimento e reduzir custos, contribui para a redução do impacto ambiental, alinhando-se aos princípios ESG. Ao dar mais tempo e qualidade de vida para os munícipes, Socorro demonstra seu compromisso em construir um futuro mais sustentável e inovador.
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