A eficiência no controle de ponto é fundamental para garantir agilidade na gestão do RH. Há dois anos, desenvolvemos uma integração em tempo real do nosso Sistema de Recursos Humanos com os relógios biométricos que estão sendo utilizados na Prefeitura de Lagoa Santa (MG) e Pedro Leopoldo. Atualmente, a integração está disponível para os relógios do fabricante Henry da linha Primme.
O sistema permite que os servidores lancem suas justificativas de ponto digitalmente, possibilitando inclusive anexar PDFs, para que cada superior acesse o controle de atividades de ponto e possa autorizar ou não as justificativas de atraso. Se a justificativa de atraso for negada pelo superior, a informação é enviada para o Setor de Recursos Humanos, que controla os descontos na folha de pagamento.
Essa funcionalidade inovadora permite que toda a gestão de ponto seja feita digitalmente e em tempo real, melhorando o envio de informações entre os setores e aumentando a eficiência do cálculo de folha.
Como era antes?
Antes, era necessário que os colaboradores do Setor de RH fizessem esse acompanhamento manualmente, consultando os dados do ponto através de pendrive ou da internet. Cada secretaria precisava enviar suas justificativas de atraso para o RH, e o colaborador responsável pelo controle de faltas registrava manualmente em um relatório. Com esse sistema automatizado, há mais agilidade e segurança e menos chances de erros na gestão de dados, garantindo mais tempo para o trabalho estratégico e produtividade dos colaboradores.